Clareamento Dentário

Em que consiste o Clareamento Dental (Branqueamento) ?

O clareamento dentário é um processo bem simples, não invasivo onde o objetivo principal dos dentistas é fazer com que seus dentes fiquem brancos. Realçando assim seu sorriso e aumentando sua auto-confiança, afinal de contas o sorriso é uma das primeiras coisas que as pessoas reparam.

Aqui na CODOL nós analisaremos e determinaremos um plano customizado baseado no tipo de clareamento que mais se encaixa com seus dentes.

Tipos de clareamento

Hoje nós trabalhamos basicamente com dois tipos de clareamento.

O clareamento feito no consultório, onde o gel é mais potente e clareia seus dentes num menor espaço de tempo. Usamos também um laser de LED que ajuda a acelerar o processo. O clareamento no consultório costuma ser mais agressivo devido a potencia do gel

O clareamento caseiro geralmente nós o fazemos em duas visitas ao consultório. Na primeira nós vamos tirar um molde dos seus dentes. Na segunda visita nós te entregaremos o gel clareador e o molde já feito com o formato das suas arcadas dentárias. Iremos então passar todo o passo-a-passo de como deve ser feito.

Motivos para se fazer o clareamento

Existem diversos motivos que levam os pacientes a optarem por esse tratamento, listamos alguns a seguir:

  • Fluorose (quando o dente é exposto a muito flúor durante seu desenvolvimento)
  • Dentes manchados devido a alguns tipos de medicamento
  • Desgaste natural da camada superficial do dente
  • Consumo exagerado de bebidas como café, vinho, chás e refrigerantes
  • Falta de higiene dentária
  • Cigarro

Outros procedimentos aqui

Perguntas frequentes:

P: Quanto tempo dura o clareamento?

R: Geralmente dura de 1 a 5 anos mas isso pode variar devido aos hábitos do paciente como consumo de café, vinho, cigarro entre outras coisas. Se você perceber que seus dentes estão escurecendo, ou manchando novamente, pode ser hora para um retoque.

P: O processo é seguro? Tem algum efeito colateral?

R: O clareamento dental foi provado através de diversos estudos que é um procedimento seguro e não invasivo. Em raros casos o paciente pode sentir um desconforto e irritação na gengiva no início mas isso acaba quando o tratamento se encerra.

P: Que tipo de resultados eu posso esperar?

R: Todos os casos são diferentes. Normalmente pode se esperar no mínimo 3 tons mais claros, mas existem casos onde o número pode ser bem mais alto. O clareamento não afeta materiais artificiais como resina e a porcelana.

Restaurações dentárias devem ser refeitas após o clareamento para que fiquem novamente do mesmo tom dos outros dentes.

Leia mais: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4058574/