Tratamento de Canal

Em que consiste a endodontia?

A endodontia é o estudo e o tratamento da polpa dentária. Quando a parte interna de um de seus dentes fica muito comprometida, recomenda-se como última alternativa o procedimento de tratamento de canal como tentativa de salvar o dente.

Esse tratamento é o procedimento mais realizado na Endodontia nos dias de hoje. Muitas vezes um tratamento para cáries ou uma restauração dentária não é suficiente para tratarmos o dente pois a raiz fica infectada ou inflamada.

Nesses casos nós, os odontologistas aqui da CODOL optamos pelo tratamento de canal. Por ser um tratamento não tão complicado, pode até ser realizado em uma única consulta, mas nem sempre é a melhor opção para o paciente, então optamos por concluir o processo em mais uma ou duas visitas ao consultório.

Como é o procedimento?

Primeiro nós administramos a anestesia na gengiva do paciente e fazemos uma abertura na parte de cima do dente que vai até a área da câmara da polpa. Nós então removemos toda a parte inflamada e infectada do nervo e da polpa. A câmara então é limpa, medicada e usamos uma substância (guta-percha) para sela-la.

Aplicamos então o material para preencher o dente e finalizamos com uma restauração permanente.

Sintomas

Abaixo listamos alguns sintomas que ao senti-los deve vir à clínica odontológica imediatamente pois pode precisar de um tratamento endodôntico

• Dor no dente e/ou na gengiva, descoloração do dente
  • Um abcesso no dente
  • Dente dolorido ou desconfortável ao toque
  • Pus na boca
  • Nódulos linfáticos inchados ou doloridos (embaixo da mandíbula)

Verdades e mitos

Durante o procedimento de canal, as gengivas não sofrem corte, ou seja, não se trata de um procedimento cirúrgico como os implantes dentários. Através de um buraco feito no dente todo o procedimento é realizado, sem necessidade de cortes na gengiva.

Outra ideia que os pacientes geralmente tem é que o tratamento é muito doloroso, onde na verdade a anestesia dada no local e na medida certa tornam o procedimento completamente indolor

Saiba mais aqui: https://www.aae.org/patients/root-canal-treatment/