Implantes Dentários

Introdução a Implantodontia

A maneira mais eficaz dentro da odontologia para substituir um dente perdido é o implante dentário, com taxas de sucesso que ultrapassam 96%. Após a perda do dente é natural que a parte do osso da mandíbula que ficou exposta comece a se deteriorar desalinhando a sua mordida. O implante ajuda também a proteger e evitar que isso ocorra.

O implante dentário consiste na inserção de pequenos pinos de titânio na arcaria dentária onde estão faltando os dentes. Os ossos e os pinos se unem dando uma fixação concreta para os dentes postiços.

Benefícios do implante dentário

Veja abaixo como os iimplantes podem ajuda-lo:

  • Aparência natural: o implante vai se fixar na mandibula e o paciente não sentirá diferença para um dente natural
  • Confiança ao mastigar: Com os implantes dentários sua mastigação não perde eficácia quando comparada as dentaduras
  • Mordida uniforme: distribui a força da mordida entre a boca inteira
  • Estabilidade: Os implantes são permanentes, não se movem como as dentaduras removíveis
  • Durabilidade: São mais duradouros que as "pontes" e que as dentaduras

O processo da implantodontia

Primeiro nós planejaremos cuidadosamente todo o processo, afinal de contas essa é a parte responsável pelo sucesso do seu implante; o planejamento. Seu dentista da CODOL irá então inserir o implante no lugar ideal para que a gengiva se forme ao redor dele.

A terceira parte é a cicatrização, em algumas semanas o osso ao redor do implante vai se desenvolver e se integrar com o pino de titânio. Quando a cicatrização estiver completa, a coroa permanente, a ponte ou dentadura são fixadas em cada um dos implantes. As restauração serão customizadas para ficarem com a mesma cor dos dentes, dando assim uma aparência natural e melhorando a estética.

Tipos de implantes

Os implantes podem variar um pouco, veja abaixo as opções disponíveis:

1- Implante de um único dente: Esse por ser o mais simples dos procedimentos tem a maior taxa de sucesso entre eles. O implante dentário por ser artificial é completamente protegido contra cáries e você jamais precisará de um tratamento endodontico para ele.

2- Implante de vários dentes: Quando você perde mais de um dente e eles eram próximos um do outro, recomenda-se o trabalho também conhecido como "ponte". Nesse processo você não vai precisar de um implante para cada dente, implantando apenas os 2 dentes perdidos da extremidade da fileira. Evitar usar seus dentes naturais para o processo de "ponte" vai fazer com que eles permaneçam fortes e mais resistentes contra cáries.

3- Substituição permanente completa dos dentes: Esses tipos de implante servem para substituir a arcada inteira da boca, seja ela a superior ou inferior. Eles podem ser fixados em 2 ou mais pontos da sua mandíbula, isso varia de acordo com o paciente e a qualidade que o osso representa.


Veja outros tratamentos nossos aqui.


A Clínica Odontológica Olindense já disponibiliza todos estes tipos de procedimentos citados acima. Procure um dentista que lhe agrade tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Sua vida será outra. Podendo sorrir tranquilamente sem se preocupar com o visual de seus dentes. Obterá uma aparência super natural, podendo comer de tudo e com sua autoestima lá em cima.

Saiba mais em: https://www.aaid-implant.org/dental-implants/what-are-dental-implants/