Próteses e Dentaduras

Introdução às próteses dentárias e dentaduras

Essa é a área da odontologia utilizada onde o paciente tem vários ou todos os dentes de uma das arcadas que precisam ser substituídos. Existem outros métodos para a substituição de dentes como os implantes dentários e as pontes fixas, as próteses são mais utilizadas em casos mais graves. A melhor opção vai depender da atual situação do paciente.

Escolhendo a melhor opção de dentaduras

Não existe a melhor opção que sirva todo mundo. Vai variar de caso a caso. Cada prótese é feita de forma customizada e individual para que se adeque a sua mandíbula e dê uma aparência natural ao seu sorriso. Nós tiraremos diferentes moldes da sua boca para facilitar a fabricação da prótese e para que ela se encaixe perfeitamente a sua arcada dentária.

Os diferentes tipos

Dentaduras removíveis: Essas são as tradicionais, as que ficam em sua posição apenas usando o efeito de sucção dentro da boca. Devendo ser removidas frequentemente para a melhor higienização da peça. Evite deixar que elas sequem pois podem se tornar frágeis e quebrar se forem derrubadas.

Dentaduras fixas: Se você busca uma opção mais estável, essas são a melhor opção para você. Elas podem ser fixadas a partir de apenas 2 implantes e elas dão maior segurança na hora de mastigar, falar e sorrir.

Agora temos as próteses completas, onde elas substituem uma arcada inteira da boca do paciente e temos também as parciais, que são utilizadas para substituir apenas alguns dos dentes.

O que esperar após você receber sua prótese dentária ?

É normal que o paciente sinta leve desconforto no início e pode levar um tempo até que se acostume. O paciente pode sentir que seus lábios estão sendo empurrados para fora, e pode também produzir uma quantidade excessiva de saliva, o que é completamente normal na fase inicial do processo.

Como cuidar da minha dentadura removível?

Para maior cuidado e durabilidade da sua prótese, ela deve ser removida toda noite, devidamente escovada e colocada imersa em água durante a noite toda. Você deve cuidadosamente escovar também suas gengivas, o céu da boca e também a língua. O uso de um enxaguante bucal também é recomendado para matar qualquer bactéria que ainda possa ter ficado dentro da boca.

Veja nossos outros procedimentos


Cuidado em querer economizar na hora de escolher o seu tratamento e com qual dentista ira fazê-lo. Deixar uma dentadura que não esta bem estruturada e adaptada na sua boca pode causar uma série de problemas e indisposições em longo prazo.

Não deixe de consultar seu odontologista CODOL regularmente, os ajustes rotineiros são essenciais para um bom curso do seu tratamento. Caso o ajuste seja feito de maneira incorreta você poderá sofrer consequências ruins no futuro. Poderá até suportar no começo uma inadaptação ao sentir a prótese bamba, porém a longo prazo poderá danos irreversíveis à sua saúde bucal.

Não é a toa que se aconselha modificar sua prótese a cada três a cinco anos. Até as melhores dentaduras precisarão ser substituídas com o passar do tempo. Pois a sua gengiva e o formato dos dentes se alteram muito com o passar dos anos. Já a sua dentadura é fixa e não se molda sozinha.

Leia mais aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Dentures